Agricultora de mão cheia!
Milu
Depois de ter estado em layoff durante três semanas, que foi interrompido por uma retoma da actividade profissional durante estas duas últimas semanas, eis-me de novo com as minhas rotinas diárias quebradas. Cá estou mais uma vez em layoff, que é o mesmo que dizer, com todo o tempo do dia disponível para mim. E, quando a fartura é muita, quase sempre também é muito o desperdício.
Por isso, prometi a mim mesma que, desta segunda avesada, irei aproveitar melhor o tempo, tentar ser mais produtiva, de alguma forma transformar perdas em ganhos. Se eu até tenho tantos interesses, tanta capacidade para me interessar pelas coisas!
Assim, a primeira medida a tomar é levantar a peida da cama bem cedinho. Para tal, tenho que me obrigar a deitar-me a horas decentes. Só assim aproveitarei melhor o tempo.
Ora, umas das minhas iniciativas na quarentena/confinamento foi ter a minha horta. Todos os dias, aproveitando o primeiro passeio da Lolita a vou ver, para dar conta dos primeiros rebentos das minhas sementeiras, e do desenvolvimento de outras. Já vi que há espécies vegetais cujas sementes germinam bem mais rápido do que outras. O mesmo se passa com os seus rebentos. As minhas abóboras ou melancias, não sei distingui-las pela folhagem, e também já não me lembro a ordem pela qual as semeei, estão a crescer de vento em popa. Um dia destes, se vingarem, vão tomar conta de toda horta, vão invadir as hortas vizinhas
A breve trecho tenho de pensar numa solução
Afora as minhas plantações, consituídas por plantas de cheiro que comprei em vaso, o que eu gosto mais é mesmo de semear. Gosto de apreciar todas as fases de desenvolvimento da planta. Observar como desabrocham, o ritmo do seu crescimento, etc.
Mas ando um bocadinho triste com as minhas couvinhas de bruxelas. Não crescem! Foram as primeiras a ser semeadas mas continuam pequeninas. Já ando a pensar que a diferença de crescimento das minhas plantinhas talvez se deva ao facto do canteiro das couves de bruxelas ser menos ensolarado.
Por este andar tão depressa não me sustento com couves de bruxelas da minha lavra! Até já nem digo comê-las, queria vê-las crescer
Também semeei recentemente cenouras. Pelo que tenho lido são de cultivo fácil. Há também um sítio na minha horta, onde estão a aparecer uns rebentos mas não me lembro do que seja. Só sei que comprei diversos pacotes de sementes no Lidl e andei a espalhá-los na horta um bocado a esmo. O que for se verá! O próximo passo vai ser a monda
Ora, vamos lá ver os progressos da minha ingricultura
Os rabanetes
As abóboras ou melancias
Mais uma vez alguns rebentos, folha arredondada, que ou são melancias ou abóboras!
As minhas couvinhas de bruxelas